Rádio Internacional da China segue repetindo músicas em ondas curtas

Atualizado em 24/08/2022

ANGOLA – Melhorou a sintonia da Rádio Nacional de Angola aqui no Brasil. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian notou a emissora presente, na frequência de 4.950 kHz, em 7 de agosto, por volta 0200, no Tempo Universal. Confira aqui

BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), é a única emissora brasileira que transmite na faixa de 19 metros, na frequência de 15.190 kHz. 

BRASILA Rádio Nacional da Amazônia envia a todos uma confirmação eletrônica. Os interessados devem enviar um informe de recepção para o e-mail ouvidoria@ebc.com.br

CANADÁ – Em Unaí (MG), Uender Marques monitorou e gravou a estação de sinais horários CHU, que emite deste Uttawa, no Canadá, pela frequência de 3.330 kHz. Ele gravou a emissora, em 8 de agosto, por volta de 0225, no Tempo Universal, ou seja, por volta de 23h25min, no Horário de Brasília. Confira aqui

CORÉIA DO NORTE – A emissão, em espanhol, da Voz da Coréia, antiga Rádio Pyongyang, que vai ao ar, às 2200, no Tempo Universal, ou seja, às 19h, no Horário de Brasília, pode ser captada aqui na América do Sul. Ela também tem como destino o continente europeu, na frequência de 13.760 kHz. O Uender Marques gravou, em Unaí (MG), a emissora, em 16 de agosto. Confira aqui

CORÉIA DO SUL – A programação em espanhol da KBS World Radio está fazendo uma enquete entre seus ouvintes. A emissora, como sempre, sorteará alguns brindes. É importante que todos participem. É imperioso destacar que a emissora deve continuar emitindo em ondas curtas. 

CHINA – Desde a metade de 2021, a Rádio Internacional da China está reprisando programas e tocando músicas, em diversos idiomas, em ondas curtas. É o caso, por exemplo, das emissões em espanhol, esperanto e italiano. Em Unaí (MG), Uender Marques notou que a emissão em alemão também está indo ao ar apenas com músicas. O que será que está acontecendo com a poderosa Rádio Internacional da China? 

CUBA – Uma das transmissões, em português, da Rádio Havana Cuba, vai ao ar, entre 2300 e 0000, no TU, ou seja, entre 20h e 21h, no Horário de Brasília, em 15.230 kHz. Tal frequência é usada pela emissora há mais de 35 anos. 

EGITO – A Rádio Cairo voltou a ser captada, em ondas curtas, há algum tempo, inclusive em espanhol. Em São Luiz do Paraitinga (SP), Antonio Ribeiro da Motta monitorou a emissora, em árabe, na frequência de 9.900 kHz, em 19 de agosto, por volta de 1845, no Tempo Universal, ou seja, por volta de 15h45min, no Horário de Brasília. Para tornar a emissão compreensível, ele precisou usar o modo USB. 

ESLOVÁQUIA VIA ESTADOS UNIDOS – Conforme o boletim de Pedro Sedano, da AER, a Rádio Eslováquia transmite, em espanhol, utilizando as frequências da Rádio Miami Internacional. Ela está no ar, entre 0030 e 0055, no Tempo Universal, ou seja, entre 21h30min e 21h55min, no Horário de Brasília, em 5.010 kHz. Também entre 0230 e 0255, no TU, em 9.955 kHz. Confira! 

ESTADOS UNIDOS – A Radio Free Asia é uma emissora do governo dos Estados Unidos que emite programas, em ondas curtas, em alguns idiomas asiáticos. Grande parte de suas emissões são interferidas, de forma proposital, pela China, em especial os programas em mandarim e tibetano. Aqui em Porto Alegre, monitorei uma transmissão que não recebia interferência. Trata-se da emissão em uyghur, um idioma falado na região de Xinjiang, na Ásia Central, administrado pela China. Eu captei a emissora, em 14 de agosto, às 1650, no Tempo Universal, em 15.140 kHz. Nesta frequência, a Free Asia usa um transmissor localizado em Biblis, na Alemanha. Outra transmissão da Free Asia que não é interferida propositalmente é a em idioma coreano. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou a emissora, em 7 de agosto, às 2100, no Tempo Universal, em 11.985 kHz, via transmissor localizado na Ilha de Guam. A Radio Free Asia lança, de tempos em tempos, cartões de confirmações com imagens variadas. Para receber um QSL, basta enviar um pequeno vídeo de gravação, com sugestão do código SINPO ao e-mail qsl@rfa.org

FRANÇA – Em 2 de outubro, o Serviço Brasileiro da Rádio França Internacional estará completando 40 anos. Para comemorar a data, a Redação da emissora solicita que todos os ouvintes mandem mensagens, recordando algumas lembranças daquela estação. O endereço eletrônico da emissora é o brasil@rfi.fr

GUAMA Rádio KTWR é uma emissora religiosa que transmite programas desde Merizo, na Ilha de Guam. Uma de suas emissões possui boa sintonia aqui na América do Sul. É a emissão em ucraniano, que vai ao ar, entre 1600 e 1700, no Tempo Universal, ou seja, entre 13h e 14h, no Horário de Brasília, em 15.200 kHz. Em 21 de agosto, eu acompanhei parte desta transmissão, aqui em Porto Alegre. Em seguida, enviei para a emissora um pequeno vídeo e, um dia depois, recebi resposta da secretária informando que vão enviar um cartão QSL eletrônico. 

GUINÉ CONACRI – Ao que tudo indica, a emissora de Guiné Conacri está inativa, há algum tempo, em 9.650 kHz. Ela não tem sido reportada desde o início da pandemia. 

ITÁLIA – Faleceu, no dia 1º de agosto, em Palermo, na Itália, Roberto Scaglione. Ele tinha 55 anos de idade e sofreu um ataque cardíaco. Roberto era o apresentador do programa Studio DX. O programa é o único, em idioma italiano, que fala do mundo do dexismo e das ondas curtas. A título de homenagem do DX Clube do Brasil, confira, aqui, Roberto Scaglione nas ondas curtas da Rádio Miami Internacional, em gravação feita por Sérgio Partamian, em Mairiporã (SP), em novembro de 2021.

ROMÊNIAO programa Rincón DX-ista, transmitido, aos domingos, pela Rádio Romênia Internacional, veicula um boletim da Asociación Española de Radioescucha. Vai ao ar sempre no primeiro domingo de cada mês. 

TAIWAN – A programação, em espanhol, da Rádio Taiwan Internacional realizou transmissão especial para comemorar os 94 anos de atividades da emissora. Foi no último dia 3 de agosto. 

VIETNÃ – A emissão, em espanhol, da Voz do Vietnã, que vai ao ar, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília, prossegue tendo boa sintonia, aqui, na América do Sul. Ela utiliza a frequência de 11.885 kHz, com um transmissor no Vietnã, emitindo para a Europa. Nos sábados, é irradiado a Cita con los oyentes, onde são respondidas as mensagens recebidas pela emissora.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Rádio Internacional da China segue repetindo músicas em ondas curtas”

  1. Célio Romais disse:

    Charbel, poderás ouvir sim, basta fugir das interferências elétricas de uma grande cidade como São Paulo. Quanto aos receptores, faça uma pesquisa no Ali Express do TecSun PL 380.

  2. Charbel Aparecido disse:

    Bom dia a todos. Talvez esse não seja o melhor caminho, mas tenho muito interesse em me aprofundar ao dexismo, porém gostaria de saber se é possível ouvir estações em SP capital. Também gostaria de ter uma opinião sobre aparelhos para aquisição a preços mais acessíveis. Grato pela atenção. Aparecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.