Como aumentar o número de QSLs recebidos (por outros dexistas)
É até certo ponto complicado conseguir uma carta confirmando a recepção de uma emissora brasileira. Um dos fatores que incentiva muito o pessoal desta emissora a não responder relatórios é o fato do dexista se esquecer de enviar uma carta ou cartão postal agradecendo o recebimento da verificação.
Na nossa vida pessoal já constatamos várias vezes o valor de um muito obrigado. Por que não passar a utilizar esta experiência adquirida para ajudar-nos e ajudar os outros no nosso hobby?
Com um pouco de vontade descobriremos que não é caro, e muito menos difícil, ser polido. Um cartão postal pode ser um tanto dispendioso, mas uma carta social não o é.
A carta social é uma carta, que pesa até 10 gramas, pode ser postada de cada vez só cinco dela. Ela não é prioritária, o que ocasiona uma pequena demora para ela ser encaminhada. Mas ela chega.
Quando ela chegar, ela trará uma certa satisfação para o V/S da emissora. Agora, no futuro, quando ele receber outro relatório de recepção, com certeza, não terá má vontade ao responde-lo, pois sabe que está tratando com pessoas bem educadas, que não estão apenas caçando mais uma verificação para a sua coleção.
Como você já deve ter notado, de uma maneira simples, você pode auxiliar os outros amigos de hobby a receberem mais confirmações. Espero que os outros façam o mesmo.
Por Carlos Felipe da Silva
Artigo publicado no boletim “Atividade DX” nº 107 – junho de 1993.
PROJETO MEMÓRIA DO DXCB
Colaboradores:
- Antonio Geraldo Paim da Silva
- Carlos Felipe da Silva
- Dante Vanderlei Efrom
- Itamar Nunes de Assis
- Ivan Dias
- José Carlos Cruz
- Luciana Miura Sugawara Berka
- Márcio Roberto Bertoldi
- Mário Cesar Pinto Brignol
- Samuel Cássio Martins
- Valter Aguiar