Notícias da pandemia nas ondas curtas

Em tempos de pandemia do coronavírus, os boletins de notícias transmitidos por emissoras de ondas curtas enfocam como alguns países enfrentam a doença. É o caso, por exemplo, do boletim de notícias transmitido, em português, às 6h da manhã, na Hora Oficial de Brasília, pela NHK – Rádio Japão. Ele vai ao ar em 6195 kHz, em 49 metros. 

Um outro boletim que traz informações relevantes, em especial dos países africanos, é o da Rádio Vaticano. A emissora transmite em português para o Brasil, às 22h, na Hora Oficial de Brasília, em 7305 kHz. Meia hora depois, irradia o boletim em língua espanhola. Traz notícias do mundo católico, mas aborda notícias em geral também. 

Neste período de quarentena e isolamento social, muitas equipes de emissoras de ondas curtas estão desempenhando suas funções em home office. É o caso, por exemplo, da Seção de Língua Espanhola da Rádio Romênia e também do Programa da RAE – Argentina al Mundo. Desta última, todos os programas em várias línguas que a emissora transmite estão sendo chamados de #MadeInCasa. Quem faz a locução do programa em português é Julieta Galván. Ele é irradiado, de segundas a sextas-feiras, entre 8h e 9h da manhã, na Hora Oficial de Brasília, pela frequência de 9955 kHz, que pertence à Rádio Miami Internacional. 

A Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), é uma das emissoras brasileiras que ainda valoriza as ondas curtas. A emissora pode ser ouvida, durante todo o dia em 11815 kHz, em 25 metros. Após o anoitecer, tem regular sintonia em 4985 kHz. Parabéns à direção da Rádio Brasil Central por manter as ondas curtas ativas! 

Muitas transmissões de ondas curtas que não são direcionadas à América do Sul podem ser facilmente captadas aqui no Brasil. É o caso, por exemplo, das emissões em francês da Voz da Turquia. No Rio de Janeiro (RJ), Lourenço Cunha Lana monitora, diariamente, a estação turca, entre 16h30h e 17h30min, na Hora Oficial de Brasília, na frequência de 9880 kHz. #FiqueEmCasa

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

1 comentários em “Notícias da pandemia nas ondas curtas”

  1. Como complemento, a Radio España Al Exterior tem retransmitido programação da Radio Nacional de España que inclui notícia internaciconais, nacionais, atualizações sobre a situação da covid-19 e programas abordando momentos históricos como a Gripe Española. Tenho escutado a RAE em espanhol com programação produzida pela Radio Nacional via WRMI 5800kHz de segunda à sábado das 0230-0330UTC. Embora a propagação ande bastante irregular, esta frequência tem chegado bem com certa regularidade aqui em Terra de Areia-RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.