Rádio Inconfidência está reestruturando antenas
BRASIL – Desde Sumaré (SP), Pedro Henrique Carvalho informa que tem monitorado, nos últimos dias, com ótimo sinal, a Rádio Casa. Trata-se de uma emissora brasileira, cujo transmissor está localizado na cidade de Amparo (SP), que emite já há algum tempo, em ondas curtas, pela frequência de 7.455 kHz, em 41 metros. De acordo com o Pedro Henrique, a Rádio Casa transmite uma programação musical, tocando canções internacionais e clássicos da MPB. A emissora responde os informes de sintonia com um e-QSL. Contatos pelo e-mail: radiocasaam@gmail.com
BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), está reestruturando seus transmissores de ondas curtas. A antena de 15.190 kHz, em 19 metros, está sendo trocada e mudará a orientação de seus sinais, atendendo exigência do Ministério das Comunicações. As informações foram repassadas, pela emissora, inclusive, com fotos dos trabalhos, a Lourenço Cunha Lana, do Rio de Janeiro (RJ). A emissora responde a todos os relatórios de recepção. Confira a confirmação virtual (e-QSL) que enviou a José Marques do Amaral, de Santa Cruz do Sul (RS). Confira, aqui, texto em que recordamos nossa relação de ouvinte com a Inconfidência.
BRASIL – A Rádio Nacional da Amazônia, de Brasília (DF), prossegue levando ao ar, durante a quarentena, programação especial. Alguns dos comunicadores da emissora estão entrando no ar de suas casas. É o caso de Beth Begonha que, normalmente, apresenta o programa Ponto de Encontro. Ela entra na programação, a partir das 16h, na Hora Oficial de Brasília, dando dicas de como enfrentar a pandemia do coronavírus, sob o ponto de vista científico e médico. A Rádio Nacional da Amazônia pode ser ouvida, entre 8h e 00h05min, em 6.180 e 11.780 kHz, no Horário de Brasília.
BRASIL – A programação da Super Rede Boa Vontade de Rádio que é transmitida pelas ondas curtas, em Porto Alegre (RS), vai ao ar das 7 às 19 horas (horário oficial de Brasília), nas seguintes frequências: 6.160 kHz, em 49 metros; 9.550 kHz, em 31 metros; e 11.895 kHz, em 25 metros. A emissora tem sido monitorada, nos últimos dias, nas três frequências.
ESPANHA – Amigos de la Onda Corta é o nome do programa da Rádio Exterior da Espanha que fala de dexismo e comunicações. Vai ao ar nas quintas-feiras, às 2205, no TU. Tem ótima sintonia, na América do Sul, em 11940 kHz. A apresentação é de Antonio Buitrago.
ESTADOS UNIDOS – World of Radio é um programa emblemático e significativo que fala das ondas curtas, emitido há muitos anos, no idioma inglês. É apresentado desde Oklahoma, por Glenn Hauser. Uma das emissões pode ser escutada, aqui no Brasil, nas noites de sábados, às 0300, no TU, ou seja, à meia-noite dos domingos, no Horário de Brasília, pela frequência de 5.800 kHz, da Rádio Miami Internacional. No entanto, tem sido levado ao ar em outros dias da semana, pela mesma frequência, após às 0300, no TU, como por exemplo, nas segundas-feiras universais.
ROMÊNIA – A emissão em espanhol da Rádio Romênia Internacional que tem como destino o continente europeu prossegue tendo ótima sintonia aqui no Brasil. Ela vai ao ar, às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 11.850 kHz. Em Imperatriz (MA), João Silva acompanhou a emissão que foi irradiada no último dia 28 de setembro. Ele acompanhou programa especial de turismo que o diretor da Seção Espanhola da emissora, Valeriu Radulian, fez sobre viagem que realizou até a cidade romena de Craiova.
VATICANO – Durante o período de quarentena e isolamento social, por causa da pandemia do Coronavírus, é muito importante não compartilhar notícias falsas nas redes sociais e confiar apenas em veículos de comunicações sérios. A Unesco fez uma mensagem, divulgando este importante ato. Ela está sendo veiculada na programação em espanhol da Rádio Vaticano e da Rádio Praga Internacional.