Confira as últimas
Atualizado em 28 de junho, às 20h59min
ARÁBIA SAUDITA – A Al-Azm Rádio é uma emissora operada pelo Serviço de Radiodifusão da Arábia Saudita, em ondas curtas, em 11.745 kHz no seguinte esquema: entre 0000 e 2300 e entre 0200 e 0700, no Tempo Universal. Al-Azm, em árabe, significa “determinação”. A programação, sempre em idioma árabe, tem como destino atingir as tropas sauditas localizadas no Sul da Arábia Saudita. No Sul do Brasil, a emissora é facilmente captada por volta de 1700, no Tempo Universal.
ARÁBIA SAUDITA – Às 1807, no Tempo Universal (às 15h07min, no Horário de Brasília), do dia 20 de junho, captamos, aqui em Porto Alegre (RS), a Republic of Yemen Radio, de Jeddah, na Arábia Saudita, em 11.860 kHz, com locutora apresentando notícias, em árabe, mencionando o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que foi reeleito. Nesta escuta, a emissora saudita chegou com sinal razoável, sobrepondo-se à Rádio Marti, de Greenville, que emite na mesma frequência. Confira aqui o vídeo desta escuta.
ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – Nas noites de terças-feiras, a partir de 23h, no Horário de Brasília (às 0200 das quartas-feiras universais), a Rádio Miami Internacional transmite o programa, em português, da RAE – Argentina ao Mundo. Ele é irradiado em 5.800 kHz. O programa é produzido e apresentado por Julieta Galvan.
BRASIL – O foco dos dexistas está centrado no desafio de ouvir emissoras de difícil captação que, em circunstâncias normais, não poderiam ser escutadas. Para eles, o conteúdo dos programas de uma estação emissora, a causa que diz defender, a religião que professa, a ideologia que procura propagar, assim como seu status “legal” ou “ilegal” é secundário. É o que ensina Sérgio Partamian aqui. É por isso que, concordando inteiramente com Sérgio Partamian, continuamos divulgando, neste espaço, a lista de emissoras livres – como elas se auto definem – para que todos possam apenas e tão-somente “focar em ouvir emissoras de difícil sintonia”. Eis a lista: Rádio Casa, de Amparo (SP), em 4.005, 5.900 e 7.455 kHz; diariamente, entre 7h e 23h30min, no Horário de Brasília; Rádio Porteira, de Ouro Fino (MG), em 6.205 kHz; (desativada temporariamente); Rádio Livre da Amazônia, de algum lugar do Estado do Pará, em 6.305 e 11.475 kHz; Rádio Cidade SW, de algum lugar do Estado do Maranhão, em 11.510 kHz, diariamente, entre 9h e 21h, no Horário de Brasília; Rádio Transglobe, de algum lugar do Estado de Santa Catarina, em 12.000 kHz, aos sábados e domingos (desativada temporariamente, esperando melhoria na propagação); Rádio Pirâmide – A Rádio Livre de Goiás, de Goiânia (GO), em 7.470 kHz, nos sábados e domingos; Rádio Araucária, de algum lugar do Estado do Paraná, em 9.290 kHz, diariamente, entre 7h e 21h; Rádio Saturno, de Belo Horizonte (MG), em 6.150 kHz, diariamente, no horário comercial; e Rádio Tury Ondas Curtas, de algum lugar do Maranhão, em 6.250 kHz.
BRASIL – O DX Clube do Brasil possui um Canal, no Youtube, onde são publicados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Nele, você poderá recordar um antigo áudio da emissora norte-americana KGEI, também conhecida como “A Voz da Amizade”. Em 17 de setembro de 1976, o experiente dexista Antonio Ribeiro da Motta captou e gravou a identificação desta estação no idioma português. Isto mesmo! A KGEI transmitiu em português e também em espanhol nas ondas curtas naquela época. Confira aqui!
BRASIL – A emissora do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), foi captada, em Salvador (BA), pelo César Rasek, em 17 de julho, às 8h01min, no Horário de Brasília, em 10.000 kHz.
BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), tem tido boa performance de sintonia, em suas duas frequências de ondas curtas: 6.010 e 15.190 kHz.
BRASIL – A Rádio Clube do Pará é uma das poucas emissoras comerciais brasileiras que ainda transmite em ondas curtas, o que é muito elogiável. Ela é uma emissora que irradia uma programação bem regional, executando músicas paraenses, e também cobrindo o futebol daquele estado. Em Salvador (BA), César Rasek captou a emissora, em 5 de junho, em 4.885 kHz, às 18h53min, no Horário de Brasília. Naquele momento, o narrador informava que seria executado o Hino do Pará, antes do início da partida em que o Remo venceu o Brasil de Pelotas, por um a zero, na Série B, do campeonato brasileiro.
BRASIL – É boa a performance de sintonia da Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), em 11.815 kHz. Em Salvador (BA), César Rasek captou a emissora, em 20 de junho, às 10h, no Horário de Brasília. Naquele momento, a emissora goiana levava ao ar o programa Goiás Caboclo, com Jason Abrão. Já o canal 4.985 kHz passa por manutenção. Até o último dia 28 de junho ainda estava em silêncio. E aqui vai uma dica! Se você ainda não tem um cartão QSL tradicional da emissora, faça como o Ian José da Cunha Ferreira, de Fronteiras (PI): enviei um relatório de recepção para a emissora, através do correio clássico. É a única forma que a direção da emissora responde aos informes. Mais: faça isso rapidamente, pois nunca se sabe se a emissora poderá abandonar as ondas curtas num futuro próximo.
BRASIL – Em 17 de junho, monitorei, aqui, em Porto Alegre (RS), às 2008, no Tempo Universal (às 17h08min, no Horário de Brasília), a Rádio Saturno, de Belo Horizonte (MG), em 6.150 kHz. A emissora apresentava a música Mandela Day, de Simple Minds. Recepção razoável, tendo em vista a baixa potência do seu transmissor. Confira aqui.
BRASIL – Em Sumaré (SP), Pedro Henrique Carvalho escutou, em 19 de junho, a Rádio Saturno, em 6.150 kHz, às 1900, no Tempo Universal (ou seja, às 16h, no Horário de Brasília). Trata-se de uma emissora livre, de Belo Horizonte (MG), que transmite músicas internacionais intercaladas, a cada hora cheia, pela identificação da rádio e uma notícia.
CORÉIA DO SUL VIA ESTADOS UNIDOS – Em 27 e 28 de junho, a programação, em espanhol, da KBS World Radio, não foi ao ar, às 0100, no Tempo Universal, em 11.880 kHz. Em seu lugar foi executada uma playlist de músicas coreanas e anúncio de que “a emissora enfrenta problemas técnicos”. A monitoria foi feita pelo Ian José da Silva, em Fronteiras (PI).
ESTADOS UNIDOS – Aqui em Porto Alegre (RS), em 15.000 kHz, por volta de 1830, no Tempo Universal, tem chegado o sinal da WWVH, de Kokole Point, Hawaí, identificada na hora cheia por locução feminina (Jane Barbe).
ÍNDIA – A All India Radio tem boa sintonia, no Sul do Brasil, em 9.620 kHz, em francês. A emissão ocorre entre 1930 e 2030, no Tempo Universal.
MALI – A emissora do Mali, que é um país localizado na África Ocidental, prossegue tendo boa performance de sintonia aqui no Brasil. Conforme vai anoitecendo, aqui na América do Sul, o sinal da RTV Malienne, entra na frequência de 5.995 kHz. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou a emissora, em 6 de junho, às 2110, no Tempo Universal (ou seja, às 18h10min, no Horário de Brasília), com bom sinal.
REINO UNIDO – Todos os anos, o Serviço Mundial da BBC realiza transmissão especial dedicada aos cientistas britânicos que estão na Antártica. É a Antártida Midwinter Broadcast. São levadas ao ar mensagens de familiares e de amigos dos cientistas, como também pedidos musicais. Neste ano, a emissão ocorreu em 20 de junho, às 2030, no Tempo Universal (ou seja, às 18h30min, no Horário de Brasília), em quatro frequências, sendo que 6.170 kHz foi a que obteve melhor sintonia aqui no Brasil, uma vez que é via transmissor localizado na ilha de Ascensão. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian acompanhou a emissão especial, nesta frequência. Confira aqui.
REINO DE ESSUATÍNI (ANTIGA SUAZILÂNDIA) – A Trans World Radio possui um transmissor, localizado em Manzini, na Suazilândia, ou Reino de Essuatíni, como é chamado este país da África Austral desde 2018. De lá, a Rádio Transmundial transmite programas religiosos em português para Angola. Tais emissões também podem ser captadas aqui no Brasil. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a transmissão que foi ao ar, em 12 de junho, às 2002, no Tempo Universal (ou seja, às 17h02min, no Horário de Brasília), em 6.130 kHz. Confira, aqui, trecho que ele gravou da Rádio Transmundial em português. Confira, aqui, texto sobre a relação da emissora com os dexistas, em tempos de pandemia.
ROMÊNIA – O programa Rincón Dx-ista, transmitido, aos domingos, pela Rádio Romênia Internacional, veicula um boletim da Asociación Española de Radioescucha. Vai ao ar sempre no primeiro domingo de cada mês. Uma das emissões em espanhol da RRI vai ao ar, às 2300, no TU, em 9.700, 9.760 e 11.730 kHz.
ROMÊNIA – Desde Guadalajara, no México, Javier Nungaray informa que recebeu correspondência, contendo cartões QSLs de confirmação remetidos pela Rádio Romênia Internacional. Lembramos que, grande parte das emissoras internacionais, continuam enviando correspondências aos ouvintes, apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.
SRI LANKA – Em 20 de junho, captamos, aqui na Ponte de Pedra, aqui em Porto Alegre (RS), às 1748, no Tempo Universal (às 14h48min, no Horário de Brasília), a Sri Lanka BC, transmitindo músicas típicas, em 11.750 kHz. Havia algumas interferências da Al-Azm Rádio, que emite no canal vizinho de 11.745 kHz.