Voz da América
A emissora internacional dos Estados Unidos foi fundada em 1943. O Serviço Brasileiro veio em 1961 e rapidamente tornou-se uma das emissoras internacionais mais ouvidas no Brasil.
Além das transmissões diárias, a Voz da América notabilizou-se pela cobertura das missões espaciais da NASA, muitas vezes com transmissões ao vivo, e das eleições presidenciais norte-americanos ao longo da existência do serviço.
Retransmissões locais noticiários especialmente produzidos para algumas das mais importantes emissoras brasileiras complementavam a audiência em ondas curtas. No final da década de 1980, foram produzidos programas conjuntos com a Rádio Bandeirantes de São Paulo. Foi a época em que nomes conhecidos do rádio paulistano migraram para Washington para integrar a equipe do Serviço Brasileiro.
Nomes como Pedro Kattah, José Américo, Luiz Amaral, Ricardo André, Luiz Edmundo e vários outros marcaram a história do Serviço Brasileiro, alguns deles por muitos anos. Um deles esteve presente na emissora desde a fundação até o fechamento do serviço: José Roberto Dias Leme.
A Voz da América encerrou suas transmissões em ondas curtas em português para o Brasil em 1993. O Serviço Brasileiro continuou produzindo programas e noticiários para emissoras locais até 2001, quando foi desativado.
Clique nos links abaixo para conhecer alguns programas do Serviço Brasileiro da Voz da América enviados para retransmissão por emissoras brasileiras:
Ouça ainda:
Reportagens diversas produzidas pela Voz da América para emissoras brasileiras.
O Homem na Lua: compacto da narração ao vivo da missão Apollo XI.
Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.
O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.