BBC
A BBC começou a transmitir para o exterior em ondas curtas em 1932, com programas em inglês. Os serviços em língua estrangeira vieram posteriormente.
O serviço latino-americano (incluindo o Serviço Brasileiro, hoje BBC Brasil) foi inaugurado no dia 14 de março de 1938, mas a notoriedade veio na época da Segunda Guerra Mundial, quando a população brasileira acompanhava as últimas notícias do conflito pela BBC, com a imparcialidade que a tornou famosa.
Quando as tropas brasileiras seguiram para a Itália na Segunda Guerra Mundial, o Serviço Brasileiro da BBC enviou um correspondente próprio: Francis Hallawell, o Chico da BBC, com seu aparelho “portátil” de gravação de discos (pesava apenas 15 kg!), foi o responsável por enviar as notícias das tropas brasileiras para Londres e, de lá, para o Brasil.
Em 2012, a viúva do Chico da BBC, Julienne Hallawell, cedeu gravações da época em discos de acetato à Profª Rose Esquenazi, autora do livro “O Rádio na Segunda Guerra – No Ar, Francis Hallawell, o Chico da BBC”. Um dos discos continha duas vinhetas usadas pela BBC durante a guerra. O link abaixo contém as duas vinhetas, cedidas pela Profª Rose Esquenazi ao DX Clube do Brasil:
BBC – Vinhetas da Segunda Guerra Mundial
Nomes importantes passaram pelo Serviço Brasileiro da BBC ao longo de sua história. Além de Aimberê (pseudônimo de Manuel Braune, que apresentou a primeira transmissão em 1938) e de Francis Hallawell, passaram pela BBC Lia e Geraldo Cavalcanti, Antônio Callado, Vladimir Herzog, Ivan Lessa, Jáder de Oliveira e muitos outros.
Na Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra, o Serviço Brasileiro da BBC transmitiu os jogos da nossa seleção. Já durante o regime militar no Brasil, a BBC procurou cobrir com imparcialidade os acontecimentos em nosso país. O mesmo se deu na Guerra das Malvinas/Falkland e em outros eventos internacionais.
Parcerias com emissoras brasileiras também fizeram parte da história do Serviço Brasileiro da BBC, principalmente em suas últimas décadas. Destacam-se a Rádio Eldorado de São Paulo (hoje Rádio Estadão) e a rede CBN.
A BBC transmitiu para o Brasil em ondas curtas até o dia três de abril de 2005. Desde então, a BBC Brasil segue ativa via Internet, no site bbcbrasil.com.
O Serviço Brasileiro da BBC oferecia os seus programas emitidos em ondas curtas para que emissoras brasileiras pudessem retransmiti-los em sua programação local. Esses programas eram gravados em discos de vinil e enviados para as emissoras de rádio. Nos links abaixo, você encontra gravações desses programas, recuperadas de seus originais e digitalizadas:
- Em Dia (coletânea de reportagens para retransmissão pelas rádios brasileiras)
Em comemoração ao seu cinquentenário em 1988, o Serviço Brasileiro da BBC produziu diversos programas especiais. São eles:
Por fim, a peça triste: a última transmissão da BBC Brasil em ondas curtas, em 2005 (contribuição de Lúcio Mesquita, via Célio Romais).
Escute a última transmissão da BBC Brasil em ondas curtas
Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.
O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.