Antenas para FM
Para aqueles que gostam, ou pretendem ingressar no Dxismo em FM aqui algumas observações fundamentais para se obter melhor recepção em FM:
1) Boa antena externa: As antenas internas com certa freqüência, têm uma recepção deficiente, já que as ondas de FM, chegando do espaço, sofrem perdas e reflexões em obstáculos como paredes de concreto, alvenarias, morros e florestas. Evitam-se estes problemas com uso de uma antena externa direcional, que transformam as ondas eletromagnéticas em um sinal de FM de qualidade em nível adequado.
2) Recepção multi-direcional: Acompanhando o incentivo governamental brasileiro, de instalar emissoras FM em todas as cidades brasileiras, o ouvinte dessa faixa no interior, recebe estações de muitas direções com baixo sinal. Uma solução para estes casos, é a instalação de duas antenas de alto ganho, com ou sem amplificador, interligadas por um componente chamado acoplador de sinal de antenas. Deste emerge o cabo, que irá até os “bornes” , antena do seu receptor de FM. Outra solução é a instalação de uma antena, com ou sem amplificador, em um rotor, que gira a antena na direção da emissora ou região desejada.
3) Cabos de Baixada – A) Linha paralela – tem menor atenuação, mas recebe sinais de ruídos não desejados, como faíscas das velas de motores, aparelhos eletrodomésticos, etc. Ao ser instalada deve ser sempre afastada de dutos, tubos de mastros, e alvenaria. B) Cabo coaxial – Imune aos ruídos externos, enviando ao receptor sinal puro da antena, tendo porém uma atenuação maior que a linha paralela. Sua instalação pode ser por dutos, tubos que portam antenas, etc, desde que seja observado o caminho mais curto possível entre a antena e o receptor. Se por acaso, a linha entre a antena e receptor for muito longa, o amplificador de cabo, compensará a perda.
Por Márcio Roberto Ferreira Bertoldi e Samuel Cássio Martins Santos
PROJETO MEMÓRIA DO DXCB
Colaboradores:
- Antonio Geraldo Paim da Silva
- Carlos Felipe da Silva
- Dante Vanderlei Efrom
- Itamar Nunes de Assis
- Ivan Dias
- José Carlos Cruz
- Luciana Miura Sugawara Berka
- Márcio Roberto Bertoldi
- Mário Cesar Pinto Brignol
- Samuel Cássio Martins
- Valter Aguiar
Artigo publicado no boletim “Atividade DX” nº 3 – fevereiro de 1982 (republicado no boletim nº 68 – março de 1990).