Confira as últimas das ondas curtas

ARÁBIA SAUDITA – A Radio Saudi International é a emissora do governo da Arábia Saudita que transmite em outros idiomas nas ondas curtas. O serviço mais conhecido é o de língua francesa. A emissora também transmite em turco, com destino aos ouvintes daquele país asiático, entre 1755 e 2057, no Tempo Universal, em 9675 kHz. Aqui, em Porto Alegre, Carlos Latuff captou a emissora, em 19 de agosto, com bom sinal. 

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina ao Mundo está enviando um cartão QSL de confirmação virtual que homenageia os 100 anos do rádio naquele país. Para receber o QSL basta ouvir a RAE, em um dos seus idiomas, via Rádio Miami Internacional. Durante a pandemia do coronavírus, os trabalhadores da RAE, em seus diversos idiomas, fazem o programa #MadeInCasa. O programa em português vai ao ar, às 1100, no TU, em 9955 kHz. No entanto, entre 2 e 8 de setembro, o programa produzido por Julieta Galván foi ao ar, às 0200, no TU, em 5800 kHz. 

BRASIL – A programação da Super Rede Boa Vontade de Rádio que é transmitida pelas ondas curtas, em Porto Alegre (RS), vai ao ar das 7 às 19 horas (horário oficial de Brasília), nas seguintes frequências: 6.160 kHz, em 49 metros; 9.550 kHz, em 31 metros; e 11.895 kHz, em 25 metros. 

BRASIL – A Rádio Marumby, de Curitiba (PR), está fazendo uma enquete, entre seus ouvintes, para saber em qual canal é ouvida: ondas médias e curtas, frequência modulada ou Internet? Atualmente, a emissora transmite apenas em 6080 kHz, via ondas curtas. O WhatsApp da emissora para responder é o seguinte: 41 99277730. 

ESPANHA – A Rádio Exterior da Espanha possui um bom programa que fala do mundo das ondas curtas e das telecomunicações. Trata-se do Amigos de la Onda Corta. Ele é irradiado, nas quintas-feiras, às 19h05min, no Horário de Brasília, dentro da programação em espanhol. Tem ótima sintonia, na América do Sul, em 11940 kHz. A apresentação é de Antonio Buitrago, que é o diretor da Rádio Exterior da Espanha. 

ESPANHA – Nestes tempos de pandemia do coronavírus, algumas emissoras internacionais informam que não estão enviando material para seus ouvintes por meio do correio clássico. É o caso, por exemplo, da Rádio Exterior da Espanha. Do mesmo modo, o Serviço em Espanhol da Rádio Taiwan Internacional informa que suspendeu o envio do cartão QSL impresso e boletim de programação por meio do correio tradicional.  

ESTADOS UNIDOSWorld of Radio é um programa emblemático e significativo que fala das ondas curtas, emitido há muitos anos, no idioma inglês. É apresentado desde Oklahoma, por Glenn Hauser. Uma das emissões pode ser escutada, aqui no Brasil, nas noites de sábados, às 0300, no TU, ou seja, à meia-noite dos domingos, na Hora Oficial de Brasília, pela frequência de 5800 kHz, em 49 metros, da Rádio Miami Internacional. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, pode ser escutado em outros horários. Em 8 de setembro, por exemplo, foi ao ar às 0330, no Tempo Universal, em 5800 kHz.  

ESTADOS UNIDOS – A Rádio WBCQ – World Last Chance comprou a WHRI – World Harvest Radio. A Rádio WBCQ-WLC é uma emissora religiosa norte-americana que transmite programas até mesmo em língua portuguesa. Eles são irradiados entre 19h e 21h58min, na Hora de Brasília, em 9330 kHz. A WHRI aluga seu centro transmissor de Cypress Creek, na Carolina do Sul, para várias emissoras internacionais, como a NHK e Voz do Vietnã. Vem mudanças por aí nas ondas curtas? 

LIBÉRIA – A Rádio ELWA é uma emissora religiosa que possui muitos anos de história na radiodifusão mundial em ondas curtas. Ele transmite desde Monróvia, capital da Libéria, país localizado no Oeste da África. A estação foi, inclusive, bombardeada, durante a guerra civil que ocorreu naquele país, há alguns anos. Na Década de 1970, a emissora chegou a retransmissor, em suas frequências de ondas curtas, um programa em português da Igreja Luterana do Brasil, que era produzido em São Paulo e distribuído, através de fitas, pelo correio. Atualmente, a emissora pode ser captada na frequência de 6050 kHz, entre 1700 e 2230, no Tempo Universal, ou seja, entre 1400 e 1930, no Horário de Brasília, transmitindo programação religiosa em inglês e vernacular. 

MALI – O Mali é um país localizado na África Ocidental. No último dia 17 de agosto, o presidente daquele país foi forçado a renunciar e foi detido, juntamente com o primeiro-ministro, como parte de um golpe de estado promovido por um grupo de militares. A RTV Malienne transmite em 5995 kHz, a partir de 1800, no Tempo Universal, ou seja, a partir das 15h, no Horário de Brasília. Geralmente, a emissora transmite em francês e em árabe, mas pode ser ouvida, também, em idioma bambara. 

NOVA ZELÂNDIA – Você sabe o que é o dexismo utilitário? É uma modalidade de escuta que é destinada a audição de comunicações aéreas, marítimas e de outras estações ponto a ponto. São também dexismo utilitário as transmissões em modos digitais, como CW, RTTY e Fax. Aqui, em Porto Alegre, Carlos Latuff captou, em 28 de agosto, às 1018, no Tempo Universal, um sinal de rádio fax meteorológico, na frequência de 9460 kHz. Ele conseguiu identificá-lo, inclusive, recebendo uma confirmação eletrônica da emissora. Trata-se do Serviço de Meteorologia localizado no Aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia. 

ROMÊNIA – A transmissão em espanhol da Rádio Romênia Internacional, que vai ao ar às 1900, no TU, tem boa sintonia aqui na América do Sul em 11850 kHz. Nos domingos, os últimos 15 minutos da emissão são destinados ao espaço de dexismo da emissora. 

TURQUIA – A Voz da Turquia transmite em espanhol, entre 1630 e 1727, no TU, em 11930 kHz, com destino à Europa. Também entre 0100 e 0158, no TU, em 9870 kHz, com destino à América do Sul. No programa Agenda Hispano-Americana, a emissora leva ao ar notícias com o correspondente Ramón Fernandez, desde Madrid, na Espanha. 

VATICANO – Durante o período de quarentena e isolamento social, por causa da pandemia do Coronavírus, é muito importante não compartilhar notícias falsas nas redes sociais e confiar apenas em veículos de comunicações sérios. A Unesco fez uma mensagem, divulgando este importante ato, que está sendo veiculada na programação em espanhol da Rádio Vaticano e da Rádio Praga Internacional

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

1 comentários em “Confira as últimas das ondas curtas”

  1. Olavo disse:

    As ondas curtas estão só “oscilando” no momento mas, em tempo oportuno elas poderão voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.