Confira as últimas das ondas curtas
Publicado em 18/07, às 19h44min
ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – O programa, em espanhol, da RAE – Argentina ao Mundo, vai ao ar, nas noites de segundas-feiras, às 23h, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz, via Rádio Miami Internacional. Ele é apresentado por Fernando Farias.
BRASIL – Em 10 de julho, obtive, aqui em Porto Alegre, uma das melhores recepções da Rádio Inconfidência, às 17h48min, no Horário de Brasília, na frequência de 6.010 kHz, em 49 metros. Acompanhei parte da transmissão do jogo entre o Cruzeiro e o Botafogo, pela Série B, do Campeonato Brasileiro. Confira vídeo que fiz aqui.
BRASIL – Após 294 dias, recebi o cartão QSL físico da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG). Eu escutei a emissora, em 8 de setembro de 2020, e enviei um informe de recepção, com um pequeno vídeo, para o e-mail da emissora. O engenheiro da Inconfidência, Sr. Gleison Emílio Ferreira, prontamente, enviou o cartão QSL para o meu endereço residencial. Ocorreu que, em 24 de novembro, recebi, dele, um e-mail, informando que o carteiro da minha rua devolveu a carta para a emissora o que, aliás, fez com que eu passasse a utilizar o endereço profissional, onde sempre tem alguém disponível para receber as correspondências. No e-mail, o engenheiro informou que enviaria um QSL eletrônico, o que de fato fez. Mas, o que eu queria, era o cartão físico. Se a emissora tem o cartão físico, por que ter o eletrônico? Quando eu estava me preparando para fazer uma boa escuta (e um bom vídeo de comprovação), eis que recebo o cartão físico para a escuta de setembro do ano passado. Foi uma deferência do engenheiro da emissora em remeter, novamente, o QSL.
BRASIL – Você conhece o Canal do DX Clube do Brasil no Youtube? Pois bem, clique aqui e encontrarás vários áudios históricos de estações que fizeram história na radiodifusão e, principalmente, nas ondas curtas.
BRASIL – Em 3 de julho, obtive a minha melhor recepção, até agora, da Rádio Araucária, em 9.290 kHz. A sintonia ocorreu na Ponte de Pedra, aqui em Porto Alegre (RS), às 16h59min, no Horário de Brasília, quando a emissora encerrou uma playlist de rock e levou ao ar a identificação e o início do programa Tarde Sertaneja. A Rádio Araucária é uma emissora livre que emite de algum lugar do estado do Paraná. Confira aqui.
BRASIL VIA MADAGASCAR – O programa Palavra Alegre está estudando incluir uma outra transmissão, em ondas curtas, para o Brasil. Atualmente, o programa é irradiado entre 18h e 19h, no Horário de Brasília, em 9.765 kHz, via transmissores da World Christian Broadcasting, em Madagascar. Lembramos que, nos sábados, vai ao ar um segmento de dexismo, apresentado por Danilo Nonato.
CORÉIA DO SUL VIA ESTADOS UNIDOS – Durante alguns dias de junho e julho, as transmissões em espanhol da KBS World Radio, às 0100, no Tempo Universal, em 11.880 kHz, sofreram alguns problemas técnicos. Em um destes dias havia um problema operacional de link na repetidora de Greenville, nos Estados Unidos, com um áudio baixo da Rádio Marti saindo ao mesmo tempo junto com o da KBS.
CUBA – Faleceu, em 6 de julho, o destacado radialista cubano Manolo de la Rosa. Durante muitos anos, ele foi o apresentador do programa “Para los Diexistas”, na programação em espanhol da antiga Rádio Central de Moscou. Ao retornar a Cuba, já nos Anos 90, apresentou o programa En Contacto, juntamente com sua esposa, Malena Negrín. Nos últimos anos, Manolo de la Rosa estava aposentado. O experiente dexista Antônio Ribeiro da Motta gravou Manolo de la Rosa em 2 de julho de 1990 apresentando o programa “Para los Diexistas”. Confira aqui. Recordando que o programa En Contacto é transmitido, aos domingos, às 2240, no Tempo Universal (ou seja, 19h40min, no Horário de Brasília), pelas várias frequências da Rádio Havana Cuba.
ESTADOS UNIDOS – Após ficar alguns dias fora do ar, a programação, em português, da emissora norte-americana WBCQ, está de volta na frequência de 9.330 kHz. Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva notou a volta da emissora de Monticello no último dia 14 de julho. A WBCQ estava fora do ar por problemas em uma válvula de seus transmissores.
ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – Tem chegado, com sinal regular, aqui no Brasil, a transmissão da Voz da América, em inglês, pela frequência de 4.930 kHz. Ela vai ao ar, entre 1900 e 2100, no Tempo Universal. A emissora utiliza um retransmissor localizado no Botsuana.
NIGÉRIA – A transmissão, em inglês, da Voz da Nigéria, dirigida à África Ocidental, possui regular sintonia aqui no Brasil. Ela vai ar ar, entre 1630 e 1900, no Tempo Universal (ou seja, entre 13h30min e 15h, no Horário de Brasília), em 11.770 kHz. Em 11 de julho, eu a sintonizei, aqui em Porto Alegre, por volta de 15h17min, no Horário de Brasília, com ótimo sinal. Confira aqui.
REINO DE ESSUATÍNI (ANTIGA SUAZILÂNDIA) – Em 3 de julho, eu segui uma dica do Uender Marques e captei, na Ponte de Pedra, aqui em Porto Alegre (RS), a programação em português da Trans World Radio. A emissora transmite, em português, nos sábados, entre 1920 e 2005, no Tempo Universal (ou seja, entre 16h20min e 17h05min, no Horário de Brasília, em 6.130 kHz. Lembrando que a Trans World Radio emite deste Manzini, na antiga Suazilândia, que, desde 2018, passou a se chamar Reino de Essuatíni. A secretária da emissora, Lorraine Stavropoulos, confirma todos os relatórios de recepção enviados à emissora com um cartão QSL eletrônico. O e-mail é: istavrop@twr.org. Confira, aqui, a gravação que fiz com a identificação da emissora, seguido do início do programa A Lepra na Sociedade.