DX Clube do Brasil lamenta mortes ocorridas em 2023 no mundo das ondas curtas
ARGENTINA – No mês de novembro, faleceu, em Buenos Aires, o dexista argentino Daniel Camporini. Jornalista formado pelo Instituto Superior de Ciências da Opinião Pública da Argentina (ISCOP), foi na época de faculdade que Daniel teve seus primeiros contatos com o rádio em ondas curtas. Em junho de 1989, começou a produzir o programa “Monitor DX” (em espanhol), transmitido pela Rádio Trans Mundial, de Bonaire. Daniel participou da programação de diversas emissoras de Buenos Aires e de vários clubes DX da Argentina e do exterior, como a Asociación DX del Litoral, Grupo Radioescucha Platense, Danish SW Clubs International, SPEEDX (EUA), Radio Nuevo Mundo (Japão) e muitos outros. Em 2019, Daniel Camporini lançou seu livro “Un Viaje por el Éter” – segundo ele, “um recorrido pela história da radiodifusão em Buenos Aires e das emissoras pioneiras da província”. Amigo dos dexistas brasileiros, Daniel Camporini será sempre lembrado no nosso país pelas suas colaborações para o DX Clube do Brasil. Sua série de programas “Historias de Radio” pode ser encontrada em diversos lugares na internet.
BRASIL – Faleceu, no mês de outubro, no Vale do Paraíba, Antônio Kosta. Nos Anos 1990 e 2000, ele foi o apresentador do programa Além Fronteiras, transmitido pela Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP). Antonio Kosta era dexista e sempre divulgou o material do DX Clube do Brasil no segmento que apresentava! O DXCB lamenta o passamento de Antonio Kosta.
ESTADOS UNIDOS – Faleceu, nos Estados Unidos, em 27 de setembro, o jornalista Luiz Edmundo Souza. Durante muitos anos, ele foi apresentador de programa de variedades e noticiarista dos programas em português da Voz da América, em especial na Década de 1990. Luiz Edmundo foi apresentador do programa Super Clube dos Ouvintes, onde respondia as cartas clássicas e atendia a pedidos musicais.
ESTADOS UNIDOS – Dan Elyea morreu, nos Estados Unidos, em 9 de outubro de 2023, aos 82 anos. Durante muitos anos, Dan foi diretor técnico da antiga Family Radio. Ele trabalhou nos aspectos técnicos e de gestão da radiodifusão cristã, principalmente em ondas curtas. Também morou na África e trabalhou na Rádio ELWA, da Libéria. Nos últimos anos ajudou a Rádio Miami Internacional como consultor de frequência.