Morre empresário que divulgou as ondas curtas
O empresário Orivaldo Rampazo faleceu, na sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, em Santos (SP). Ele tinha 83 anos e sofreu um aneurisma de aorta abdominal. Rampazo era o diretor-presidente das rádios Guarujá AM e FM, de Guarujá (SP).
Ondas Curtas nos Anos 2000
Na Década de 2000, quando grande parte das emissoras de rádio já haviam trocado as emissões tradicionais pela Internet, Rampazo resolveu investir nas ondas curtas. Ele reativou três frequências: 3.385, 5045 e 5.940 kHz. Assim, levou o sinal da Rádio Guarujá Paulista a todos os rincões do país e do mundo por esta modalidade de radiodifusão. Sérgio Partamian, de Mairiporã (SP), recorda que tais canais eram de outras cidades paulistas e estavam inativos. A frequência de 5.045 kHz pertencia, anteriormente, a uma estação de Presidente Prudente (SP).
Encontro e Parceria com os Radioescutas
Nesta época, o empresário fez amizade com radioescutas e dexistas. Ele chegou a participar de encontros, promovidos pelo DX Clube do Brasil. Quem participou, ficou com boa lembrança dele.
Programa para os Radioescutas
Rampazo também cedeu, gratuitamente, um horário, na emissora, para o DX Clube do Brasil apresentar um segmento voltado para o público envolvido com o dexismo e radioescuta. Era o programa “Nas Ondas Curtas da Rádio Guarujá Paulista”, levado ao ar nas noites de sábados.
O Programa Nas Ondas Curtas da Rádio Guarujá Paulista
Inicialmente, o programa foi apresentado por uma locutora da emissora, Maria Eli Moura. Ela respondia, no ar, as cartas que a emissora recebia dos ouvintes. Um ouvinte, de Angra dos Reis (RJ), escreveu para a Rádio Guarujá dizendo que residia numa localidade distante dos grandes centros e que fazia seus deslocamentos a cavalo e que o rádio era sua fonte de entretenimento e cultura.
O programa contava, ainda, com participações de membros do DX Clube do Brasil, como Sarmento Campos, Célio Romais, Carlos Felipe da Silva, Ulysses Galetti, Caio Lopes, Cristiano Almeida, Marcelo Vieira, Adalberto Marques de Azevedo (in memorian), Danilo Nonato, entre outros. Muitas informações técnicas, entrevistas e atualidades sobre as ondas curtas foram veiculadas. Sérgio Partamian, de Mairiporã (SP), foi um dos colaboradores. Ele recorda que uma de suas colaborações versava sobre “o Rádio na Espanha”.
Quem enviava um relatório de recepção para a emissora, recebia, de volta, pelo correio, um Certificado de Sintonia. Célio Romais, de Porto Alegre (RS), por exemplo, ouviu a emissora, em 4 de setembro de 2005, na frequência de 5.045 kHz, e recebeu o Certificado, acompanhado de uma carta clássica, assinado por Orivaldo Rampazo, com informações sobre a cidade turística de Guarujá, além de dados técnicos da emissora.
O Término das Ondas Curtas da Rádio Guarujá Paulista
As transmissões da Rádio Guarujá Paulista duraram alguns anos nas ondas curtas. Em meados de 2007, o projeto foi encerrado, quando a Rádio Guarujá optou por retransmitir a programação da Rádio Globo. Em 21 de setembro de 2007, Reinaldo Pires (in memorian), de São Sebastião (SP), lamentou o encerramento do programa e das transmissões da Rádio Guarujá Paulista em ondas curtas, em carta clássica enviada a Célio Romais. “O rádio ficou mais triste”, escreveu, na época.
Neste dia 17 de janeiro de 2025, o DX Clube do Brasil reafirma que o rádio, mais do que nunca, fica mais triste com a morte de Orivaldo Rampazo. Nossas sinceras e pesarosas homenagens a ele!
O rádio brasileiro perde uma grande personalidade. Orivaldo Rampazo foi um visionário que levou as ondas curtas da Rádio Guarujá Paulista aos rincões do Brasil e do mundo, conectando corações e mentes. Sua paixão pelo rádio, seu apoio aos radioescutas e dexistas e seu legado de amizade e inovação jamais serão esquecidos. Nossas homenagens e gratidão a este grande homem. Que descanse em paz.
Triste noticia para todos nos, e nossos mais sinceros e profundos sentimentos de pesar a toda famiíia Rampazo. Apesar de empresário do ramo da radiodifusao, Orivaldo era um amante apaixonado pelo radio em especial pelas ondas curtas. Parabéns ao amigo Célio que ainda pela ocasião da noticia, nos deu uma palinha da nossa saudosa Rádio Guarujá Paulista.