Notícias do Afeganistão via ondas curtas

AFEGANISTÃO VIA TRANSMISSOR DESCONHECIDO – Em 15 de agosto, o Talibã tomou o controle do Afeganistão. Com a saída dos militares norte-americanos, o país ficou em evidência no noticiário internacional e também nas ondas curtas. A partir daí, tem sido captada, em ondas curtas, a programação da Afghanistan International TV. Trata-se de uma emissora sediada no Reino Unido, transmitindo, em idioma pashto, utilizando-se de um transmissor desconhecido. Ela foi ouvida em vários horários. Seu sinal tem chegado, inclusive, aqui no Brasil, sendo monitorada, em Fronteiras (PI), pelo Ian José da Silva. 

ARÁBIA SAUDITA – Depois de ser escutada, novamente, transmitindo sua programação em francês, a Rádio Saudi International voltou a ficar inativa neste idioma. No início do mês de agosto, em Fronteiras (PI), Ian José da Silva ouviu a emissão, às 1400, no Tempo Universal, em 17.660 kHz. Entretanto, poucos dias após, a frequência foi silenciada. 

BRASIL – A coordenação da Rádio Nacional da Amazônia informou a Uender Marques, de Unaí (MG), que o Departamento Técnico da Empresa Brasil de Comunicação fará manutenção técnica nos transmissores de ondas curtas em 26 de agosto. Dependendo do resultado deste trabalho, a frequência de 6.180 kHz poderá voltar ao ar. 

BRASIL – Você conhece o Canal do DX Clube do Brasil no Youtube? Nele, encontrarás vários áudios históricos. Clique aqui para conferir a identificação da Rádio Áustria, em gravação feita por Antonio Ribeiro da Mota, no ano de 1976. 

BRASIL – A Rádio Cultura, de Araraquara (SP), tem ligado, nos últimos tempos, seu transmissor de ondas tropicais, na tradicional frequência de 3.365 kHz. Geralmente, ela liga o transmissor para acompanhar as partidas de futebol da Ferroviária, pela Série D, do Campeonato Brasileiro. 

BRASIL – Em 8 de agosto, eu captei, aqui em Porto Alegre (RS), a Rádio Saturno. Trata-se de uma emissora livre, que transmite desde Belo Horizonte (MG), na frequência de 6.150 kHz, com uma potência reduzida. Escutei a identificação da emissora, que foi ao ar, às 17h58min, no Horário de Brasília. “Rádio Saturno, a Liberdade do Som”, anunciou o locutor. 

CHINA – Nova temporada de sintonia de emissoras regionais asiáticas aqui no Sul do Brasil. Em 22 de agosto, apareceram, aqui em Porto Alegre (RS), duas regionais chinesas. Em 4.820 kHz, chegou a PBS Xizang, de Lhasa-Baiding, às 2053, no Tempo Universal, com potência de 100 kW, em chinês. Em 4.920 kHz, chegou o sinal da PBS Xizang, de Lhasa-Baiding, às 2059, no Tempo Universal, com 50 kW de potência, emitindo músicas típicas e locução em tibetano. A emissão, desta última, também ocorre, em 4.905 kHz. Neste canal, no entanto, observei um sinal embaralhado com o da brasileira Rádio Relógio, do Rio de Janeiro (RJ). A sintonia das duas emissoras foi apenas razoável. Em que se tratando de dexismo, vale o registro. Confira aqui

CUBA – Em Expedição DX, realizada em Itatiaiuçu (MG), Sérgio Partamian captou a lendária emissora cubana Rádio Rebelde. Foi em 21 de julho, às 0215, no Tempo Universal, ou seja, às 23h15min, no Horário de Brasília, na frequência de 5.025 kHz. Confira aqui anúncio da temporada de ciclones, que ele gravou da emissão da Rádio Rebelde. 

ESTADOS UNIDOS VIA TAILÂNDIA – Em 15 de agosto, o grupo extremista Talibã tomou o controle do Afeganistão, um país  localizado no Centro da Ásia. Com a saída dos militares norte-americanos, o país ficou em evidência no noticiário internacional e também nas ondas curtas. A Rádio Azadi, também identificada como Free Afghanistan é uma emissora, criada pelos Estados Unidos, que transmite programas nos idiomas dari e pashto, para os ouvintes daquela região. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Carlos Latuff captou uma transmissão, desta emissora, em 16 de agosto, às 1150, no Tempo Universal, em 17.880 kHz. A emissora usa um transmissor de 250 kW, localizado em Udon Thani, na Tailândia. Confira aqui a gravação que Lattuf realizou desta emissora. 

ESTADOS UNIDOS VIA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – A Voz da América é uma emissora que tem tratado do Afeganistão, em ondas curtas, inclusive nas emissões em português para a África. Ela usa um transmissor de 100 kW, localizado em Pinheira, em São Tomé e Príncipe. Elas são facilmente ouvidas também aqui na América do Sul. Vão ao ar, diariamente, entre 1700 e 1800, no TU, em 17.655 kHz. Em 17 de agosto, Carlos Latuff escutou e gravou as análises que a emissora levou ao ar. Ouçam aqui um trecho em que o locutor João Santarita fala do desgaste do governo norte-americano no episódio. 

ESTADOS UNIDOS –  Em expedição DX, realizada no interior de Itatiaiuçu (MG), Sérgio Partamian, monitorou a Radio Voice of Hope KVOH, que transmite desde Rancho Simi, na Califórnia, Estados Unidos. Ele acompanhou e gravou a emissão, em inglês, irradiada em 24 de julho, às 0545, no Tempo Universal, em 9.975 kHz. Escute aqui

ESTADOS UNIDOS – Recebi três QSLs, da Radio Free Asia, referentes a escutas realizadas em dezembro de 2020. A emissora confirmou as escutas de programas, em coreano, nas frequências de 9.940, 9.985 e 11.945 kHz, via retransmissores de Tinian e Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte. Os cartões comemoram os 24 anos de atividades da emissora. Os informes foram confeccionados, em inglês, e remetidos ao tradicional e-mail: qsl@rfa.org. Eles demoraram 155 dias para despacharem os cartões que, por sua vez, ficaram outros 49 dias, em trânsito, entre o correio brasileiro e o norte-americano. 

LIBÉRIA – A Rádio ELWA é uma das emissoras religiosas lendárias nas ondas curtas. Ela transmite de Monróvia, capital da Libéria, país da África Ocidental.  Durante uma Guerra Civil, que durou 14 anos, a emissora foi bombardeada e saqueada. No entanto, retornou ao ar, mas com a  potência de apenas 1 kW. Por isso, escutá-la, nos dias atuais, é um ótimo exemplo de dexismo. Em 14 de julho, durante uma expedição DX, realizada na cidade de Itatiaiuçu (MG), Sérgio Partamian ouviu a emissora, às 0705, no Tempo Universal, ou seja, às 4h05min da madrugada, no Horário de Brasília, na tradicional frequência de 6.050 kHz. Confira aqui o áudio que ele gravou da Rádio ELWA. 

NIGÉRIA – Em recente expedição DX, realizada no interior de Itatiaiuçu (MG), Sérgio Partamian escutou e gravou uma transmissão da Voz da Nigéria. Foi em 22 de julho, às 0644, no Tempo Universal (ou seja, às 03h55 da madrugada, no Horário de Brasília), na frequência de 7.255 kHz. Confira aqui

ROMÊNIA – Uma das apresentadoras da programação em espanhol da Rádio Romênia Internacional se aposentou. Irina Calin produzia e apresentava o espaço Rádio Abierta, levado ao ar, nos sábados. Por causa disso, algumas edições do segmento estão sendo repetidas. Irina Calin informou que espera colaborar, com a emissora, no próximo verão europeu, como free-lancer. 

SRI LANKA – A Sri Lanka BC tem tido boa performance de sintonia aqui no Brasil. Ela transmite, entre 1630 e 1830, no Tempo Universal, em 11.750 kHz. Neste horário, ela transmite no idioma sinhala, e leva ao ar, também, belas músicas típicas daquele país asiático. Vale lembrar que a emissora envia um cartão QSL de confirmação eletrônico a todos que a reportarem. É uma deferência e cortesia de Victor Goonetilleke, que é um experiente dexista do Sri Lanka. Para saber mais detalhes de como entrar em contato com a Sri Lanka BC, acesse aqui.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.