Novo período de emissões a partir de 31 de outubro
ATENÇÃO PARA NOVOS HORÁRIOS – No dia 31 de outubro, entrou, em vigência, um novo período de transmissões radiofônicas. Com isso, várias emissoras mudaram seus horários e frequências. Todas as informações você pode conferir no site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas. Confira aqui.
BRASIL – No dia 17 de outubro, o DX Clube do Brasil comemorou 40 anos de atividades. O Clube foi criado, em São Carlos (SP), por Samuel Cássio Martins e Márcio Ferreira Bertoldi. Nestas quatro décadas, tornou-se referência no dexismo e na divulgação das ondas curtas no Brasil e no mundo. Primeiramente, como DX Clube Paulista, e, mais tarde, como DX Clube do Brasil, o Clube compartilhou escutas, notícias, dicas técnicas e promoveu muita amizade ao publicar, durante muitos anos, o boletim impresso Atividade DX. Nos dias atuais, na era das redes sociais, o Clube mantém, por exemplo, o grupo Radioescutas. Preserva também este site, onde são disponibilizados artigos e notícias. Vida longa ao DX Clube do Brasil!
BRASIL – O DX Clube do Brasil possui um Canal, no Youtube, onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Um destes áudios apresenta o sinal de identificação e o início de uma emissão, em espanhol, da Rádio Budapest, da Hungria. Ele foi gravado, preservado e, agora, disponibilizado pelo Antônio Ribeiro da Motta. A gravação é do ano de 1979 e a Rádio Budapest, já há algum tempo, não existe mais, nas ondas curtas.
CLANDESTINA VIA FRANÇA – Em 21 de outubro, Carlos Latuff captou, aqui em Porto Alegre (RS), a Dimtse Woyane Tigray International. Trata-se de uma emissora que emite programas para o povo tigrinio, que habita o norte da Etiópia. Ele ouviu a emissora, às 1657, no TU, ou seja, às 13h57, no Horário de Brasília, em 17.750 kHz. Este programa usa o retransmissor francês de Issoundun, que tem potência de 250 kW. Confira aqui.
CLANDESTINA VIA FRANÇA – É do retransmissor de Issoundun, na França, que originam as emissões da Raadiyyoni Dirree Shaggar. A emissora foi captada, em Unaí (MG), pelo Uender Marques, em 23 de outubro, com programação em idioma oromo para a África Oriental. A sintonia ocorreu na frequência de 15.415 kHz, às 1618, no Tempo Universal, ou seja, às 13h18min, no Horário de Brasília. Confira aqui.
CORÉIA DO SUL – A KBS World Radio é uma emissora que está presente, nas ondas curtas, transmitindo bons programas, em espanhol. Inclusive, a emissão que é destinada ao continente europeu pode ser monitorada, aqui, na América do Sul.
ESTADOS UNIDOS – Desde 16 de outubro, a emissora norte-americana KVOH – La Voz de Esperanza, deixou de transmitir programas, em espanhol, na frequência de 9.975 kHz. A emissora, cujo transmissor está localizado em Rancho Simi, na Califórnia, seguirá transmitindo em inglês, nesta frequência, de segundas a sábados, entre 0100 e 0600, no TU. A KVOH – La Voz de Esperanza era uma das emissoras que transmitia o programa Frecuencia Al Dia, produzido e apresentado por Dino Bloise. Uma lástima!
FILIPINAS – Em 24 de outubro, a partir de 1730, no Tempo Universal, ou seja, às 14h30min, no Horário de Brasília, o sinal da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), foi completamente encoberto pelo da Radyo Pilipinas, em 15.190 kHz, aqui em Porto Alegre (RS). Confira o vídeo que realizei desta escuta.
MADAGASCAR – Em 24 de outubro, eu captei, aqui, em Porto Alegre (RS), na Ponte de Pedra, a emissão em inglês, da MWV – African Pathways Radio, às 1845, no Tempo Universal, ou seja, às 15h45min, no Horário de Brasília, em 13.670 kHz. Trata-se de uma transmissão religiosa, destinada à África Ocidental. O transmissor, de 100 kW, está localizado em Mahajanga, em Madagascar, que vem a ser o mesmo usado na emissão, em português, da Rádio Palavra Alegre.
MIANMAR – O Mianmar é um país do Sudeste da Ásia que, até 1989, chamava-se Birmânia. A Rádio Mianmar está presente, nas ondas curtas, transmitindo em 5.915 kHz, a partir de 0000, no Tempo Universal. Confira, aqui, um trecho desta emissora, captado, em 14 de outubro, pelo Sérgio Partamian, em Mairiporã (SP).
MONGÓLIA – Há muito anos, a Voz da Mongólia utiliza a frequência de 12.085 kHz para transmitir programas em inglês, japonês e em mandarim. Estas transmissões são captadas também aqui no Brasil. A emissão em mandarim foi captada, em Fronteiras (PI), pela Ian José da Silva, em 19 de outubro, às 1000, no TU, ou seja, às 7h, no Horário de Brasília.
ROMÊNIA – No novo período de emissões radiofônicas, que entrou em vigência em 31 de outubro, as emissões em espanhol da Rádio Romênia vão ao ar da seguinte forma: às 2000, no TU, em 5.920 e 7.235 kHz; às 2200, no TU, em 9.490, no modo DRM, e em 11.800 kHz; às 0000, no TU, em 6.040, 7.325, 9.600 e 11.800 kHz; por último, às 0300, no TU, em 6.150, 9.740 e 11.800 kHz.
ROMÊNIA – No próximo dia 7 de novembro, a Rádio Romênia fará mais uma edição do Dia do Ouvinte. A emissora convida a todos para que participem, enviando suas colaborações. O ouvinte deverá escrever um artigo falando sobre quais as fontes que utiliza para se informar sobre a pandemia do coronavírus e como distingue as notícias verdadeiras e falsas? Confira mais detalhes aqui.
TURQUIA – No dia 31 de outubro, entrou em vigência um novo período de transmissões radiofônicas. Com isso, várias emissoras mudaram horários e frequências. As emissões, em espanhol, da Voz da Turquia, vão ao ar no seguinte esquema: entre 1730 e 1830, no TU, ou seja, entre 14h30min e 15h30min, no Horário de Brasília, em 9.495 kHz; também entre 0200 e 0300, no TU, ou seja, entre 23h e meia-noite, no Horário de Brasília, em 7.265 e 7.280 kHz.
ZÂMBIA – Nesta época do ano, o sinal da Zâmbia NBC – Rádio One tem chegado, aqui no Brasil, sempre por volta de 2050, no TU, ou seja, às 17h50min, no Horário de Brasília. Aqui em Porto Alegre (RS), eu captei a emissora, em 17 de outubro, neste horário, em 5.915 kHz. Naquele momento, a emissora levava ao ar músicas típicas daquele país africano.