Rádio Brasil Central em foco
ATENÇÃO PARA NOVOS HORÁRIOS – No dia 31 de outubro, entrará em vigência um novo período de transmissões radiofônicas. Com isso, várias emissoras mudam horários e frequências. A Rádio Romênia Internacional, por exemplo, já anunciou suas mudanças. Todas as informações você pode conferir no site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas. Confira aqui.
ANGOLA – A Rádio Nacional de Angola foi captada, em 11 de setembro, aqui no Brasil, com qualidade de sintonia regular. A monitoria foi feita, em Mairiporã (SP), pelo Sérgio Partamian, às 0230, no Tempo Universal (às 23h30min, no Horário de Brasília). Uma semana antes, ele tinha notado que o sinal da emissora chegava, mas acompanhado de um forte apito. A Rádio Nacional de Angola transmite em 4.950 kHz, com 25 kW, de potência, desde a localidade de Mulenvos. Confira, aqui, a gravação realizada pelo Sérgio Partamian.
ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – O programa em português da RAE – Argentina ao Mundo vai ao ar, nas noites de terças-feiras, às 23h, no Horário de Brasília, via Rádio Miami Internacional, em 5.800 kHz. Já a emissão, em espanhol, da emissora argentina é irradiada, no mesmo horário, nas noites de segundas-feiras.
BRASIL – Faz algum tempo que a frequência de 4.985 kHz, da Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), não é mais escutada. Outra estação que está em silêncio é a Rádio Riomar, de Manaus (AM). Ela foi ouvida, pela última vez, na metade do ano de 2020.
BRASIL – Em 5 de outubro, o sinal da Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), estava indo ao ar de forma defeituosa. O problema técnico da emissora foi percebido pelo Ian José da Silva, em Fronteiras (PI). Segundo ele, o defeito era parecido com o verificado nas emissões, em francês, da Rádio Saudi Internacional, ou seja, com dois áudios no mesmo canal. Além disso, em alguns momentos, o sinal saía do ar. No entanto, em 7 de outubro, em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, já com o áudio restabelecido, o que permanece, até o dia 10 de setembro.
BRASIL – Um lembrete sobre a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO): se você ainda não tem o cartão QSL impresso da emissora, agilize-se! Envie um relatório de recepção para a estação, juntamente com três cartões postais da sua cidade, por meio de carta clássica, ao endereço postal da emissora. Nunca sabemos o que o futuro reserva para a emissora!
BRASIL – A Rádio Congonhas, de Congonhas (MG), foi ouvida, novamente, em sua frequência de 4.775 kHz. Em Brasília (DF), Cristiano Torres escutou a emissora, no domingo, 26 de setembro, às 17h, no Horário de Brasília, durante a partida de futebol, disputada pelo Cruzeiro de Minas e CSA de Alagoas, pela Série B, do Campeonato Brasileiro. No entanto, nos dias seguintes, quem predominava, nesta frequência, era a Rádio Tarma, do Peru.
BRASIL – Em 12 de setembro, a Rádio Portera RW, de Ouro Fino (MG), voltou a transmitir em 6.205 kHz. Já a Rádio Araucária, que transmite de algum lugar do Sul do Brasil, completou, no dia 14 de setembro, cinco meses no ar, emitindo em 9.290 kHz. Ambas são emissoras livres em ondas curtas.
BRASIL – No dia 15 de setembro, a Rádio Nacional da Amazônia reativou a frequência de 6.180 kHz, em 49 metros.
BRASIL – A Empresa Brasil de Comunicação irá comprar um transmissor, de 100 kW, para a Rádio Nacional da Amazônia transmitir no modo DRM – o Digital Radio Mondiale, que vem a ser a onda curta digital. A emissora passaria a transmitir, em DRM, na sua tradicional frequência de 11.780 kHz. Já a frequência de 6.180 kHz continuaria transmitindo, digamos assim, no modo atual ou analógico. Vale lembrar que, no Brasil, não existem receptores, com preços acessíveis, que captam as emissões em DRM.
CHINA – Em 18 de setembro, eu captei, no Parque Marinha do Brasil, aqui em Porto Alegre (RS), a emissora regional chinesa PBS Xizang, de Lhasa-Baiding (Região Autônoma do Tibete), às 2035, no Tempo Universal, em 4.820 kHz. A emissora levava ao ar músicas orquestradas e locução em chinês. Confira aqui.
CORÉIA DO NORTE – Algumas transmissões da Voz da Coréia, que é a antiga Rádio Pyongyang, têm regular sintonia, aqui, no Brasil. A emissão, em japonês, por exemplo, que vai ao ar, às 1200, no Tempo Universal (às 9h, no Horário de Brasília), foi monitorada, em Mairiporã (SP), pelo Sérgio Partamian, em 22 de setembro, às 1218, no Tempo Universal, em 11.865 kHz. Confira aqui.
CORÉIA DO SUL – A Rádio Echo of Hope – VOH é uma emissora, operada pelo Serviço de Inteligência da Coréia do Sul, que transmite programas, em coreano, para os ouvintes da Coréia do Norte. Ela utiliza seis frequências. Em 25 de setembro de 2021, eu sintonizei, aqui em Porto Alegre (RS), no Parque Marinha do Brasil, onde o nível de ruído e interferências é zero, a emissora, em três frequências: 4.885, 6.250 e 9.100 kHz. Confira, aqui, clip da sintonia, às 2100, no Tempo Universal ( às 18h, no Horário de Brasília). O transmissor, de 10 kW, está localizado em Seul. Em 4.885 kHz, o sinal estava regular, enquanto que, em 6.250 kHz, havia um forte ruído ao fundo.
CLANDESTINA VIA UZBEQUISTÃO – A Rádio Irã Internacional é uma emissora que transmite, programas em persa, destinados aos ouvintes do Irã. Ela está no ar, entre 1600 e 0230, no Tempo Universal (entre 13h e 23h30min, no Horário de Brasília). Utiliza um transmissor de 100 kW, localizado em Tashkent, capital do Uzbequistão. O sinal desta emissora chega muito bem aqui no Brasil. Em Unaí (MG), em 3 de outubro, Uender Marques captou a emissora, às 2114, no Tempo Universal. Confira aqui.
ESTADOS UNIDOS – Conforme Ian José da Silva, de Fronteiras (PI), a emissora WBCQ, de Monticello, Estados Unidos, está de volta na frequência de 9.330 kHz, após enfrentar problemas técnicos. A emissão, em português, da WBCQ, vai ao ar, a partir das 2200, no Tempo Universal (às 19h, no Horário de Brasília).
FILIPINAS – Em 25 de setembro, eu gravei, aqui em Porto Alegre, Brasil, a Radyo Pilipinas, em 12.120 kHz, transmitindo em filipino, desde Tinang, com potência de 250 kW. A recepção foi ótima, às 1822, no Tempo Universal (às 15h22, no Horário de Brasília). Confira aqui. A emissora também está presente, no mesmo horário, em 15.190 kHz.
MALÁSIA – Uma interessante emissora que transmite, em ondas curtas, é a RTM Sarawak FM. Emite desde Kajang, na Malásia, em 9.835 kHz. Seu sinal chega, aqui no Brasil, pela manhã. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 28 de setembro, às 0948, no Tempo Universal (às 6h48min, no Horário de Brasília), transmitindo em idioma malaio.
PERU – Há alguns anos, o Peru tinha dezenas de emissoras transmitindo em ondas curtas. Nos dias atuais, entretanto, são poucas as estações deste país no dial. A Rádio Tarma é uma das emissoras peruanas que ainda está presente nas ondas curtas. Ela transmite da cidade do mesmo nome, na frequência de 4.775 kHz. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian escutou esta emissora, em 20 de setembro, encerrando a emissão diária, às 0035, no Tempo Universal (às 21h35min, no Horário de Brasília). Confira, aqui, a música de encerramento que ele gravou da Rádio Tarma.
REINO DE ESSUATÍNI – Em 18 de setembro, eu sintonizei, aqui em Porto Alegre (RS), a Rádio Transmundial, cuja antena está localizada em Manzini, no Reino de Essuatíni, antigo Suazilândia, na África. Nos sábados, a estação emite, em português, entre 1920 e 2005, no Tempo Universal (das 16h20min às 17h05min, no Horário de Brasília), em 6.130 kHz, para os ouvintes de Angola.
ROMÊNIA – O Canal do DX Clube do Brasil no Youtube possui vários áudios históricos. Um deles versa sobre os antigos programas, em português, da Rádio Romênia Internacional. Confira, aqui, a locutora Gilia Craciun apresentando as diretrizes de um concurso que a emissora realizou, no ano de 2001, que eu preservei.
ROMÊNIA – É boa a sintonia da emissão, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional, que vai ao ar às 2100, no Tempo Universal (às 18h, no Horário de Brasília), em 11.650 kHz. Confira, aqui, o início da emissão, que eu captei, aqui em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 2021.
ROMÊNIA – No próximo dia 7 de novembro, os programas, em espanhol, da Rádio Romênia irão celebrar mais uma edição do Dia do Ouvinte. A emissora convida a todos para que participem, enviando suas colaborações. Nesta edição, o Dia do Ouvinte versará sobre como nós, ouvintes, nos informamos em tempos de pandemia. O participante deverá escrever sobre o seguinte questionamento: quais as fontes que você utiliza para se informar sobre a pandemia do coronavírus e como distingue as notícias verdadeiras e falsas? E qual é o papel de uma emissora internacional neste período de incertezas sobre o futuro? Todos os detalhes estão aqui.
VIETNÃ – O Departamento de Espanhol da Voz do Vietnã envia, aos ouvintes que a reportarem, um cartão QSL eletrônico. Desde São Paulo (SP), Alex Costa Oliveira informa que recebeu a confirmação, após enviar um relatório de recepção, para o seguinte endereço eletrônico: vovmundo@gmail.com.
Boa noite estou ouvindo a rádio Brasil central na frequência de 4.985 KHz nesse dia 31/07/2022 pelo rádio motoglube da marca motobras,na cidade de Caruaru pe,o grande abraço ass.marcos antonio amante das ondas curtas !!!! Como fazer pra receber o cartão QSL da emissora.
Caro Jeová, ainda não temos novidades em relação à frequência de 4.985 kHz da Rádio Brasil Central.
Bom dia ! Sabem me informar se a rádio Brasil central Goiânia,
ondas tropicais, voltará a transmitir ? Desde já muito obrigado!